DaMoita

Bem-vindos ao blog DaMoita, onde eu pretendo discutir tudo aquilo que me interessa e que esteja de alguma forma relacionado com a Vila da Moita. Caso estes assuntos lhe interesse, convido-o a juntar-se a mim através dos seus comentários.

22 agosto 2005

Da deficiente definição das freguesias do concelho da Moita

Outro problema existente neste concelho consiste na ineficiente identificação existente entre as freguesias existentes e as localidades propriamente ditas. Este é um problema que salta à vista a dois níveis: ao nível das fronteiras entre freguesias, e ao nível da falta de novas freguesias.
No primeiro nível, há dois exemplos que são flagrantes e que interessam particularmente à Vila da Moita: são eles as fronteiras com as freguesias do Gaio-Rosário e de Alhos Vedros. Sabiam, por exemplo, que a Caldeira da Moita fica na freguesia do Gaio-Rosário e não na freguesia da Moita? E que o dique da Caldeira liga as freguesias de Alhos Vedros e do Gaio-Rosário, não tendo a freguesia da Moita nada a ver com isso? E que a margem esquerda da Caldeira, a uns míseros 100 metros (se tanto) da praça central da Moita, fica na freguesia de Alhos Vedros? Pois é: é ridículo, mas é o que temos. E se no caso da fronteira com a freguesia de Alhos Vedros a situação existente se pode atribuir ao tradicional marasmo e burocracia existentes no estado globalmente, e portanto também na Câmara Municipal da Moita, já no caso relativo à freguesia do Gaio-Rosário já não há essa desculpa, pois esta é uma freguesia recente!
No segundo nível que identifiquei, parece-me óbvio que existem várias novas freguesias que deveriam ser criadas, como por exemplo: Penteado, Barra Cheia-Brejos da Moita ou Fonte da Prata-Arroteias.
A correcção destas situações poderia melhorar substancialmente quer a eficiência quer a eficácia dos serviços autárquicos, sempre demasiado ligados às burocracias e pouco ligados à realidade efectiva.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

e depois da criação de todas estas Freguesias, porque não uni-las todas para criar a cidada da Moita?

Querias?
Deves pensar que os alhosvedrenses são tansos, todos iguais a Fernanda Gaspar!

02:06  
Blogger DaMoita said...

Em que parte do que eu escrevi se baseia para tirar a conclusão de que eu queria criar todas essas freguesias apenas para depois as juntar à Moita e criar a Cidade da Moita?
Se fôsse essa a intenção, para quê propôr criar a freguesia do Penteado, por exemplo, visto que essa localidade é actualmente já parte integrante da freguesia da Moita?

17:01  

Enviar um comentário

<< Home