DaMoita

Bem-vindos ao blog DaMoita, onde eu pretendo discutir tudo aquilo que me interessa e que esteja de alguma forma relacionado com a Vila da Moita. Caso estes assuntos lhe interesse, convido-o a juntar-se a mim através dos seus comentários.

31 maio 2006

Utilização indevida do nome Moita pela CMM

Tem-se verificado nos últimos tempos, por parte da CMM, uma utilização indevida do nome da Moita para indicar o local de realização de determinados espectáculos, quando na realidade estes espectáculos se realizam, não na Moita, mas na Baixa da Banheira (sobretudo) e Alhos Vedros. Esta situação tem levado certos bloguistas anti-Moita a criticarem esta terra e a sua população como gente prepotente e imperialista, que quer colonizar as terras vizinhas à força.

Evidentemente, estas acusações são totalmente ridículas e não merecem comentários per se, no entanto penso ser interessante especular um pouco sôbre o porquê deste súbito comportamento da CMM.

Pessoalmente, penso que este comportamento tem a ver com a necessidade de a CMM acalmar a população da Moita, que começa a manifestar desagrado perante a sistemática inexistência de espectáculos culturais dignos desse nome na sua terra, em contraste com o que vem acontecendo numa outra localidade deste mesmo Concelho, a ponto de, à cerca de um mês, a Junta de Freguesia da Moita ter aprovado um protesto sôbre o assunto para apresentar à CMM, protesto esse que foi aprovado com a abstenção dos eleitos pela CDU (que, no contexto actual, corresponde no meu entender a uma aprovação).

A táctica adoptada pela CMM seria então a seguinte:

Sabendo-se que, na Moita como em todo o lado, a maior parte da população não consome infelizmente produtos culturais, a CMM anuncia os espectáculos como sendo para se realizar na Moita, assim apaziguando uma grande parte dessas pessoas, que inocentemente acreditam nesse facto sem o verificar, permitindo-se assim continuar a fazer o que estava a fazer mais calmamente.

Espero que a população da Moita não se deixa enganar por truques baixos como este, e proteste cada vez mais veementemente contra a utilização incorrecta do nome da sua terra e contra esta política cultural injusta e discriminatória.

Festival de Dança na Moita (?!?)

Encontrei hoje no site da CMM publicidade a um evento de dança, com o título "Moita na rota do festival internacional de 'Lugar à Dança'". Naturalmente, acorri logo ao programa desse festival, para saber quais os espectáculos que iriam decorrer na Moita e em que dias. Qual não foi o meu espanto quando verifiquei que afinal a publicidade da CMM é pura mentira, não indo haver qualquer espectáculo na Moita. De acordo com o programa, irão ocorrer cinco (5) espectáculos no Concelho da Moita, um (1) em Alhos Vedros e quatro (4) na Baixa da Banheira, mas mais uma vez a Moita foi ignorada (quatro espectáculos na Baixa da Banheira! Não poderia ao menos um deles ter sido transferido para a Moita ?!?).
Com que direito é que a CMM mente desta maneira? O título da publicidade deveria ter sido, isso sim, "Alhos Vedros e Baixa da Banheira na rota do festival ...". É claro que assim toda a população da Moita tomaria consciência de como a sua terra, ainda a sede do Concelho, está a ser sistematicamente ignorada em termos culturais pela CMM, e se calhar a ideia é mesmo evitar isso... deixa-os satisfeitos a pensar que têm muitas coisas, quando na realidade são outros que beneficiam dessas mesmas coisas ...

Obras do Parque finalmente começaram!

Finalmente começaram as obras da primeira fase da recuperação do Parque Municipal da Moita, seis meses depois da data inicial indicada para o efeito. Apesar deste atraso, penso que tenho de me dar por satisfeito, pois, dado o comportamento típico desta Câmara ao longo destes últimos 15 anos, eu só esperaria pelo início desta obra nas vésperas das próximas eleições. Assim se vê o estado a que chegámos nesta terra: ficar satisfeito por uma obra só ter seis meses de atraso :-(