DaMoita

Bem-vindos ao blog DaMoita, onde eu pretendo discutir tudo aquilo que me interessa e que esteja de alguma forma relacionado com a Vila da Moita. Caso estes assuntos lhe interesse, convido-o a juntar-se a mim através dos seus comentários.

13 julho 2008

Onde está o projecto da nova Estação da Moita?

Desde que tomei conhecimento do lançamento por parte da REFER do projecto de modernização da linha do Sado que tenho tentado, infelizmente sem qualquer sucesso, tomar conhecimento do projecto para a nova estação da Moita.
Na minha opinião, esta é uma situação incompreensível e inaceitável, dado o impacto indiscutível desde projecto na Vila da Moita, e revela, apenas mais uma vez, o que as entidades públicas em Portugal pensam efectivamente daqueles discursos todos que apelam à participação popular na vida local: é tudo treta.
Mas afinal, quem deverá ser responsabilizado por esta falta de informação? Em primeiro lugar, certamente a REFER. Não custava nada a esta empresa colocar uns bonecos no seu site da Internet, para quem quisesse saber o que se iria construir. Ou então poderia colocar uns cartazes no lugar das obras com esses mesmos bonecos, ao lado daqueles já lá presentes para identificar a obra e os empreiteiros. Se as obras ocorressem em Lisboa, seria certamente o que fariam.
Depois culpo as autarquias, nomeadamente a Câmara Municipal da Moita e a Junta de Freguesia. Como é óbvio, essas entidades sabem o que se está a construir no local: afinal, as obras têm de ser aprovadas pela Câmara! Teria assim bastado publicar os bonecos nas publicações publicitárias editadas por essas entidades, ou então organizar uma apresentação sobre o projecto, tal como foi feito relativamente ao TGV.
Tudo isto seria relativamente barato e de fácil implementação. Mas existe um problema: para isto avançar, era necessário que alguém se lembrasse disso. E aparentemente, ninguém na REFER, na Câmara Municipal, ou na Junta de Freguesia, se lembrou disso. Talvez porque pensar nas populações que supostamente servem não seja uma prioridade para eles.